Tipos de pele: Como identificar e cuidar melhor da sua pele

by - novembro 02, 2021

 Oie, tudo bem? Deixa eu te fazer uma pergunta: Você já aplicou algum produto e viu que não deu certo na sua pele? Aplicou aquele creme bem hidratante e sentiu sua pele muito oleosa depois? Ou já lavou o rosto e sua pele ficou repuxando de tão seca? Pode ser que os produtos que você esteja usando não são indicados para seu tipo de pele. Hoje irei explicar um pouco sobre cada tipo de pele e como melhorar os seus cuidados diários.



A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela possui diversas funções como sensorial, termorreguladora e protetora. É ela que nos protege de agentes fisicos, quimicos e até mesmo o sol. Nada melhor do que retribuir isso tudo com cuidados especiais, até porque cada pele tem sua característica. 
Atualmente os 4 tipos de pele são: 
1- NORMAL: A pele normal tem textura aveludada, há produção equilibrada de oleosidade e seus poros são diminutos. Nesse tipo de pele os cuidados são os básicos para todos: Higienização, tonificação, esfoliação com período em torno de 10 dias, hidratação e aplicação de protetor solar diariamente. 


2- OLEOSA: Na pele oleosa há um excesso de produção de oleosidade e dá o brilho, geralmente essa pele é mais espessa, os poros são dilatados e pode apresentar acne e comedões. Vale lembrar que fatores hormonais, o estresse e má alimentação podem ser um dos vilões que auxiliam ao aumento de sebo.
Na pele oleosa é essencial o uso de produtos com ativos que sejam indicados para esse tipo de pele: Higienização, tonificação, esfoliação com período em torno de 10 dias, se engana quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação, a falta de hidratação pode até aumentar a produção de sebo, isso porque com o manto hidro lipídico da pele estará em desequilibrio. Invist em hidratantes em géis que além de hidratar possuem secagem rápida, são refrescantes e não deixam a pele tão oleosa quanto os em creme. O uso do protetor solar é essencial em todos os tipos de pele.



3- SECA:  A pele seca se caracteriza pela perda excessiva de água, geralmente possui poros pouco visíveis e aparência opaca, pode apresentar descamação e vermelhidão pela sensibilidade que possui. Vale ressaltar que fatores genéticos, fatores hormonais, banhos demorados com temperatura elevada e algumas doenças podem ser os causadores da pele seca. 
Para esse tipo de pele os cuidados continuam os mesmos: Higienização, tonificação, esfoliação com tempo de espera de 15 a 20 dias. A hidratação é essencial, diferentemente da pele oleosa, na pele seca pode ser usada os hidratantes em creme, isso porque eles formam um filme que ajudam a diminuição da perca de água dessa pele. Proteção solar diariamente.

4-MISTA: A pele mista é a mais comum (o meu tipo de pele se encaixa nesse), a característica da pele mista é apresentar mais oleosidade na região T da face (testa, nariz e queixo) e apresentar aspecto seco nas bochechas e extremidades. Uma dica para quem possui esse tipo de pele é sempre estar atento ao aspecto pois os cuidados podem mudar frequentemente isso porque ela pode estar mais seca ou mais oleosa dependendo de fatores climáticos. E os cuidados já virou regrinha: Higienização, tonificação, esfoliação a cada 15 dias, hidrataçao e proteção solar. 


• Vale lembrar que o acompanhamento com esteticista/dermatologista é essencial para ter uma pele saudável e sempre bonita, isso porque com a anamnese podemos indicar os melhores produtos e ativos que sua pele precisa. 

• Os cuidados citados nessa postagem são os passos básicos para uma rotina de skincare e dependendo da sua queixa estética o profissional que te acompanha pode indicar alguma mudança acrescentando mais passos como hidratação especial da area dos olhos, aplicação de serum, etc... 

LINKS UTILIZADOS PARA REALIZAÇÃO DESSA POSTAGEM: 

http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/2/article/view/852
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/funcoes-da-pele/
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/





Você pode gostar:

0 Comentários